Índios, Memória de Uma CPI, de Hermano Penna

ObservaCine

Índios, Memória de Uma CPINeste 19 de abril, o ObservaCine compartilha este documentário do amigo, cineasta e cineclubista, Hermano Penna.

O filme “Índios, memória de uma CPI” é um média metragem de 32 minutos de duração que utiliza o material cinematográfico que documentou a histórica Comissão Parlamentar de Inquérito, realizada pela Câmara dos Deputados em 1968 e que investigou a situação dos povos indígenas.

A CPI do Índio, como na ocasião ficou conhecida essa iniciativa da Câmara Federal, foi a primeira Comissão de Inquérito (CPI) que saiu do prédio do Congresso para fazer suas investigações in loco. Inicialmente foram pensadas cinco viagens para regiões onde mais se agudizavam os conflitos entre índios e as frentes pioneiras.

Confira:

Índios, Memória de Uma CPI

Fala o diretor:

hermano pennaFui convidado por Olympio Serra, o antropólogo assessor da CPI, para documentar as viagens dos deputados. Contando com a colaboração direta da Universidade de Brasília, com uma câmera Arri/16, do Hospital Distrital de Brasília e um Nagra do Smithoniam…

Ver o post original 293 mais palavras

Deixe um comentário